O maior festival de cerveja artesanal da América Latina tem 10% do seu público total vindo de outras cidades e 3% de outros países. Isso significa que dos 70 mil visitantes por edição, aproximadamente, quase 10 mil são turistas (Divulgação)
O Mondial de la Bière celebra dez anos no Rio de Janeiro em uma edição comemorativa e especial, que marca o retorno do festival ao Píer Mauá, entre os dias 11 e 15 de outubro. Além de marcas fortes do setor cervejeiro já confirmadas, como Brewdog, Croma, Bodebrown, Hocus Pocus, Seasons, Goose Island e Armadillo, numa lista que chega a 100 cervejarias de diversas regiões do Brasil, o evento terá expositores de gastronomia selecionados para acompanhar os melhores rótulos, entre os quase 1,5 mil disponíveis.
O maior festival de cerveja artesanal da América Latina tem 10% do seu público total vindo de outras cidades e 3% de outros países. Isso significa que dos 70 mil visitantes por edição, aproximadamente, quase 10 mil são turistas. Como em 2023 o festival comemora 10 anos de paixão cervejeira durante o feriado prolongado, espera-se um aumento no número de visitantes de fora do Rio no evento, com um ticket médio acima de R$ 300 em cada dia.
A edição comemorativa e especial trará diversas marcas e uma experiência de entretenimento ainda mais latente em 2023. Em uma década, a festa somou cerca de 500 mil visitantes, 2.250 cervejarias participantes, 180 patrocinadores e apoiadores e 180 toneladas de alimentos doados para instituições carentes com o ingresso categoria cervejeiro solidário. Lançado em 1994 em Montreal, no Canadá, o Mondial de la Bière chegou ao Brasil em 2013, no Rio de Janeiro.
Em 2023, serão dois palcos, além da praça experiência “pé de mé”, da Cacilds, entre os armazéns 3 e 4, e diversas outras ativações de parceiros. Entre as atrações musicais, já estão confirmados a banda Sweet Guns, DJ Júlio Rodrigues e Samba da Alvorada no dia 11, a banda Venus Café a dupla Vooduo no dia 12, o sambista Marquinho Nunes e Baile do Zen no dia 13, a banda Jackstone, Vooduo e DJ Júlio Rodrigues no dia 14, e fechando no dia 15, pagode da Beta, D’Samba e a banda Tchopu. Serão mais de 40 horas de música, dentre as mais diversas bandas e DJs, passeando por todos os estilos.