POLO CERVEJEIRO DE NITERÓI TEM DUAS CERVEJARIAS ARTESANAIS PREMIADAS NO MONDIAL DE LA BIÊRE 2023

17 de outubro de 2023
jornalhoracerta.com

A cervejaria de Niterói volta a cena em premiações desta vez o Polo Cervejeiro de Niterói destacou-se mais uma vez, através das cervejarias Matisse e Noi que participaram, ganhando ouro, no Mondial de La Biêre 2023, no Rio de Janeiro, evento que reuniu 1,5 mil rótulos da bebida de diversas partes do Brasil e do mundo, aconteceu no último fim de semana, no Píer Mauá. A cidade que possui 8 selos cervejeiros, conferidos pela Prefeitura de Niterói, torna-se assim destaque também nesta atividade. As premiadas niteroienses ganharam em classificações diferenciadas.

A Prefeitura de Niterói, com o objetivo de incentivar o setor, criou o selo Niterói Cervejeiro, estimulando e valorizando a abertura de várias fábricas de cervejas artesanais na cidade, que atualmente possui 78 estabelecimentos ligados à produção e distribuição de cerveja artesanal, entre cervejarias, bares cervejeiros e feiras, segundo levantamento do Programa de Desenvolvimento dos Projetos Aplicados, convênio entre a Prefeitura e a Universidade Federal Fluminense – UFF.

O projeto do Selo Niterói Cervejeiro foi desenvolvido em 2017 e faz parte do Plano Estratégico “Niterói Que Queremos”. Para André Bento – Presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, a cidade se destacar também neste setor é uma forma de fomentar ainda mais o turismo: “Toda forma de Niterói se destacar, em eventos que reúnam marcas da cidade dentre tantas outras do Brasil e do mundo, como no Mondial de La Biêre 2023, com duas cervejarias niteroienses conquistando o ouro, confere à cidade um trabalho intenso da Prefeitura em prol da atividade do setor do turismo aqui. O Polo Cervejeiro de Niterói impacta também a economia da cidade, através da geração de emprego e renda”, analisou Bento.

Niterói possui atualmente 7 fábricas de cerveja, existem outras 4 em processo de registro, 32 cervejarias ciganas, 19 bares cervejeiros, 5 associações cervejeiras, 3 startups de bebidas artesanais e 2 coletivos cervejeiros, que juntos empregam 600 pessoas, entre empregos diretos e indiretos. No Centro da cidade existe a Vila Cervejeira onde os amantes da bebida podem apreciar e conhecer ainda mais, experimentando e até descobrindo curiosidades sobre o processo de fabricação desta bebida tão apreciada por muitos.