Gastro Beer Rio volta à Quinta da Boa Vista

20 de setembro de 2022
Rota Cult

Nascido na Quinta da Boa Vista, o Gastro Beer Rio volta ao parque, no próximo fim de semana (24 e 25 de setembro), após o local ser revitalizado pela prefeitura do Rio de Janeiro para as comemorações do Bicentenário da Independência. O público encontrará cerca de 31 cervejarias com mais de 100 rótulos e 41 opções gastronômicas, além de poder trocar experiência diretamente com os mestres cervejeiros e chefs. O evento é pet friendly e conta ainda com shows, além de atividades para crianças. O tour e os jogos cervejeiros com distribuição de brindes completam as atrações. O evento é realizado pela AAposta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Subprefeitura do Centro e do SAE – Museu Nacional.

Gastro Beer Rio reúne 31 cervejarias com mais de 100 rótulos entre lançamentos e clássicos das marcas em chopes, latas e garrafas. O público tem a oportunidade de trocar experiências com os mestres cervejeiros e sommeliers das marcas, além de conferir cervejas premiadas e lançamentos.

É o caso da You Shook Me, uma Double IPA da Kumpel com 8,5% de teor alcoólico. Quem gosta de provar cervejas com ingredientes diferentes tem a opção da Camille, uma Witbier com pera e cardamomo da Matisse. Cervejaria com o foco em cervejas extremas e lupuladas, a Dead Rabbits estreia no evento com a Bloody Fury, uma Juicy DIPA com 9% abv, e a Smells Like Dank Spirits, uma West Coast Hazy DIPA. A OverHop levará a Hazy que foi medalha de ouro no Mondial de La Bière de 2016, e ganhou uma versão mais robusta, além da Darkhop, que será relançada após dois anos. Estão confirmadas ainda marcas consagradas pelo público, como a Hocus Pocus, Noi, Dead Dog e W-Kattz.

Uma das novidades desta edição é o drink com cerveja. A sommelière de cervejas Jéssica Gomes convidou o mixologista Henrique Andrade, fundador da YouNick Coquetelaria, para proporcionar ao público uma experiência única, na qual a cerveja é a protagonista na elaboração de coquetéis exclusivos. As criações serão elaboradas com as cervejas W-Kattz, Dead Dog e a Indigo Brewing. O bar será integrado ao ateliê volante Singularice.life.

A parte gastronômica do evento contará com opções para todos os gostos. Quem for ao evento terá a oportunidade de conferir as criações de quatro marcas que participaram da última edição do Rio Gastronomia, o maior evento do gênero no país. É o caso da Tasquinha do Portuga, com seus pratos à base de bacalhau; os sanduíches do Vulcano e do Espírito de Porco, além dos doces da Doutora Brownie.

Quem gosta de provar comidas diferentes pode conferir a Piporca, torresmo de barriga do Ossos. A marca irá estrear um Pit Smoker para assar costela bovina, suína e hambúrguer. Já o Gustô Gastronomia, do chef Gustavo Falci, irá preparar seu arroz de camarão com alho poró e tomate seco. Outras opções são espetinhos do Bozaio Gourmet, acarajés da Chef Lenaide Mota e o pão de alho artesanal DuCara. Já os hambúrgueres serão representados por várias marcas como Ossos, Belga e Los Brasas. O evento conta com opções de comidas veganas e vegetarianas como as massas da Annunciata, os salgados do BC Bistrô e a moqueca de banana da terra da chef Fernanda Medeiros.

Para a sobremesa, além da Doutora Brownie, há várias alternativas, entre elas, Doces Sonhos Gourmet, o Churros Rebola Queixo, Creative Sorvete, República do Chocolate, os bolos de rolo da DaniBu Doceria e as deliciosas palhas italianas da Palha da Tina.

O público interessado em conhecer mais sobre o universo da cerveja artesanal pode participar do Tour Cervejeiro. A Sommelière de cervejas especiais, Jéssica Gomes, leva grupos para visitar os estandes, conhecer rótulos, estilos e trocar experiências com os mestres cervejeiros. O roteiro inclui harmonizações com opções gastronômicas do evento, sendo finalizado com a harmonização de brownie da Doutora Brownie com Black Ipa Massacre da Dead Dog. A atração acontece uma vez por dia às 13h30min. As inscrições para as 15 vagas diárias são gratuitas e feitas, por ordem de chegada, no estande da Singularice, marca de peças exclusivas e sustentáveis inspiradas na cultura cervejeira.

Além disso, os jogos cervejeiros promovem a interação do público como o universo das cervejas artesanais com distribuição de brindes como canecas, camisas, bonés da marca Gastro Beer Rio, além de garrafas de cervejas e chopes de várias cervejarias participantes. São atividades como o beer pong, quando o participante precisa acertar bolinhas dentro de copos de chope. As inscrições são gratuitas e feitas na hora e por ordem de chegada no estande dos jogos e enquanto durarem o estoque de brindes.