Celebração de Sabores: retorno do Mondial de la Bière ao Píer Mauá vai agitar o Rio

25 de setembro de 2023
Ás na Manga

Já dizia Tim Maia: ‘É primavera…” Faz dez anos desde quando aterrissou no Rio o Mondial de la Bière, que volta ao Pier Mauá entre os dias 11 a 15 de outubro prometendo fazer vikings sde todos os tipos bradarem copos enquanto aguçam os paladares. A nova edição vem com um gostinho a mais: há poucos dias, a prefeitura de Eduardo paes anunciou a revitalização da Rua da Carioca – endereço emblemático do Centro Histórico da cidade, atualmente às moscas – como futuro pólo cervejeiro do Rio. Com essa novidade no bolso, a edição deste ano celebra a volta em grande estilo, depois de uma pandemia e um retorno mais tímido, possivelmente transformando a região portuária em jardim das delícias etílicas regado a sabores, aromas e entretenimento. Afinal, nada como a cerveja artesanal para promover a autoestima dos cariocas nesse momento de retomada!

RETORNO DE UMA TRADIÇÃO

Parido em Montreal, no Canadá, em 1994, o Mondial de la Bière contou com sua primeira edição brasuca em 2013, no Rio. Eram outros tempos. O Brasil ainda não havia passado pelo tsunami dos eventos esportivos. O governo Dilma já suspirava, mas havia otimismo. E tudo parecia mais fácil. Afinal, ainda não havia lava-jato e Sergio Moro não era figurinha conhecida, nem para o bem, nem para o mal. Foi nesse cenário que o agito se solidificou, depois ampliando seus tentáculos em direção a São Paulo, em período mais turbulento, 2018. Assim, o Brasil se tornou o único país a ter duas edições do festival por ano. O boom das cervejarias artesanais, elevado o nível, e a variedade de rótulos oferecidos por cerca de 200 marcas nacionais e importadas, se encarregaram de decretar a festa como uma espécie de Rock in Rio da cevada e do malte.

Após um pequeno time gap, o festival retorna ao local onde conquistou o coração dos brasileiros: o Pier Mauá. Este espaço icônico, à beira-mar, não só oferece uma vista deslumbrante da baía de Guanabara como proporciona a ambiência perfeitinha para a celebração, potencializando uma experiência completa. Como dizia o inspiradíssimo poeta musical baiano Luis Caldas, “Eu queria ser uma abelha pra pousar na sua flor”. Então!

COMPETIÇÃO DE SABORES

Como de praxe, a MBeer Contest Brasil é um dos destaques do evento. Para aguçar a memória, ÁS manda o papo reto: é aquela competição entre as principais cervejarias expositoras, com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja. Tipo um Oscar da breja. Os juízes fazem suas degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificarão o estilo da cerveja e dando notas para aroma, sabor, sensação na boca e prazer proporcionado. Dessa vez, a cerimônia de premiação vai rolar um dia antes do início do festival, portanto, a turma cervejeira vai por os pés no Porto Maravilha já sabendo para onde se dirigir, meu bem!

A justiça é cega e a degustação também: juízes vão dar nota para as cervejas na competição promovida pelo Mondial de la Bière, sem poderem dar nome aos bois. (Foto: Divulgação)

HARMONIZANDO CERVEJA, GASTRONOMIA E MÚSICA BOA

Para a celebração completa desses 10 anos de paixão cervejeira, o Mondial de la Bière não se faz de rogado: a experiência vai ser enriquecida com um combo de opções gastronômicas cuidadosamente selecionadas para harmonizar com os diferentes estilos de cerveja e uma programação de shows imprescindível para animar os cinco dias de badalo. Marcas fortes do setor cervejeiro como Goose Island, Bodebrown, Hocus Pocus, Trilha, Croma e Armadillo já foram confirmadas, dentre outras. E o vasto menu de aperitivos entrega que os organizadores querem deixar um marco no paladar do público com o melhor da porn food: Familia Scharder, Belga Burguer, Las Empanadas, Pão de Alho do KIKI, Tasquinha do Portuga, Home Sushi Home, entre outras. Está esperando o quê, amorzinho?

Uma explosão de sabores: menu gastronômico diversificado terá forte presença em Mondial de la Bière. (Foto: Divulgação)

Serão dois palcos armados, além da praça experiência “pé de mé”, da Cacilds, entre os armazéns 3 e 4. Para a criação de uma atmosfera vibrante com mais de 40 horas de música, o line-up musical inclui Sweet Guns no dia 11, a dupla Vooduo nos dias 12 e 14, o sambista Marquinho Nunes e Baile do Zen no dia 13, e, fechando o burburinho, no dia 15, o Pagode da Beta e a banda Tchopu, que a Pedra é do Sal, mas ninguém é de ferro.

Evento contará com programação extensa de shows de diferentes estilos que animarão os 5 dias de festival. (Foto: site Mondial de la Bière)

Serviço:

Mondial de la Bière 2023 – Pier Mauá – Armazéns 3, 4 e 5

Endereço: Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro – RJ, 20081-250

Ingressos: https://www.eventim.com.br/MondialdelaBiere

De 11 a 15 de outubro

11/10 – Quarta-feira: 18h às 00h

12/10 – Quinta-feira: 14h às 00h

13/10 – Sexta-feira: 14h às 00h

14/10 – Sábado: 14h às 00h – ESGOTADO

15/10 – Domingo: 13h às 22h

Menores de 18 anos, devidamente acompanhados dos responsáveis legais, podem entrar no evento exclusivamente mediante assinatura do termo de responsabilidade. Os termos de responsabilidade estarão disponíveis na bilheteria. Menores de 14 anos não pagam ingresso.