NOTÍCIAS

Especialistas fazem suas apostas para o Mondial de la Bière

02/09/2019 Fonte: Agenda Carioca

Chegou a semana mais esperada do ano pelos cervejeiros cariocas. Em sua 7ª edição, o Mondial de la Bière toma conta dos armazéns do Pier Mauá para um passeio por mais de 100 cervejarias nacionais. Food trucks, shows, DJs e estúdio de tatuagem completam a farra. E pela primeira vez na versão carioca, a cerveja, e não o chope, passa a ser a anfitriã da festa. Uma área dedicada a elas, denominada Mondial Craft Village, apresentará, além de novidades engarrafadas, outros produtos artesanais escolhidos pela qualidade de suas criações, como destilados, kombuchas, cafés e queijos.

Ao todo, são três armazéns em mais de 17 mil metros quadrados de novidades da cevada. Mas, com tantas opções, quais experimentar? Para dar uma ajudinha, chamamos um timaço de especialistas para dar seu pitaco sobre o festival. Confira a seguir:

JOSÉ PADILHA, sommelier de cerveja, mestre em estilos e especialista em harmonização

“A melhor dica para o Mondial de La Bière é aproveitar os dois primeiros dias do festival, quarta e quinta-feira. Os pavilhões ficam menos cheios e os stands das cervejarias estarão menos lotados, dá para conversar sossegado com quem atende. As melhores cervejas estarão todas disponíveis, mas fique de olho porque alguns barris mais disputados e mais exclusivos são plugados em determinados horários e acabam logo. Outra dica valiosa é só pedir a dose de 100ml, assim dá para você experimentar muito mais cervejas. Foque nas que são difíceis de encontrar fora do Mondial, como as feitas exclusivamente para o festival, as cervejarias estreantes, as cervejarias de fora e que não vendem regulamente no Rio. Quem quiser provar uma cerveja diferente, a Sour Mojito, da Enseada, tem aroma e sabor de limão e hortelã fresco. Quer saber que cerveja eu vou beber mais? Todas da Cozalinda, de Santa Catarina, que vai começar a produzir em Angra. Para ficar de olho: Thirsty Hawks, D’alaje, Three Monkeys, Noi, Guapa e Enseada.”

CAROLINA BARBOSA, jornalista e sommelière de cervejas

“Já premiada com medalha de ouro na edição de São Paulo, a American Barley Wine da Cervejaria Antuérpia é um dos rótulos que estão na minha listinha. Isso também porque o estilo é um dos meus preferidos. Costumo dizer que é o melhor dos mundos: cerveja com notas vínicas. Fã de sour que sou, estou curiosa para provar a Sour Dee, com morango e goiabada, da Wonderland. Uma cerveja deste tipo, quando bem feita, para o meu paladar é facílima de beber. Dentre as “salgadinhas” Gose, aposto na Oriental, com shoyu, wasabi e gengibre, da Three Monkeys Beer. Da mesma cervejaria, quero provar ainda a Saison Au Champignon, com cogumelos shitake, portobello e porcini, e a Paranoid, uma encorpada Russian Imperial Stout que agora ganha versões como a que reúne chocolate, avelã, nozes e pipoca doce. O que eu acho sensacional no festival é a possibilidade de degustar, além de clássicos, novidades incomuns e inusitadas, oriundas da criatividade dos nossos cervejeiros, que evoluem muito a cada ano. Não deixo de passar em estandes como o da OverHop, da Noi, da BrewLab, da RockBird e da Dádiva, pois sempre há lançamentos bacanas. Estou superfeliz em saber, por exemplo, que a Lagos vai lançar sua marca própria, batizada de Enseada.”

ANDERSON SENNE, sommelier e mestre em estilos, cervejeiro caseiro e editor do @MariaCevada.

“Para o Mondial de La Bière Rio 2019, acredito que teremos uma presença maior de cervejas envelhecidas em barris de madeiras brasileiras, principalmente cervejas ácidas e Sour IPAs. Além disso, a criatividade dos cervejeiros nacionais é algo que vale ressaltar. E, dito isso, tenho certeza de que veremos muitos lançamentos de cervejas com os mais diferentes ingredientes, como frutas, legumes, verduras, condimentos, temperos, chás etc. Vale ficar de olho nas criações da galera da Three Monkeys Brewing, do Rio de Janeiro, que trará cervejas com Ostras, Tinta de Lula, Shoyu, Wasabi etc. A carioca Thirsty Hawks tem um lançamento que me deixou muito curioso: a Kérya, uma Farmhouse Ale com mix de leveduras maturada em barril de carvalho americano em que passou anteriormente destilado de Grappa. E a mineira Capa Preta vai lançar uma linha de cervejas com infusão de chás ingleses. Quero muito provar a Capa Preta Creme Brulee – ESB com infusão de chá T2 Creme Brulee.”

MARCELA FREITAS E MONICK AQUINO, sommelières de cerveja e sócias do bar Verace Rio, em Botafogo

“Para quem quer iniciar de leve e está começando no mundo das cervejas indicamos a Good Vibes Only Session IPA da The Doctors, uma Cervejaria nova que estará pela primeira vez no Mondial de la Bière. Já para quem curte uma novidade e quer ir direto numa cerveja original, pode apostar na Kérya, lançamento da Thirsty Hawks, uma Farmhouse Ale com mix de leveduras maturada em barril de Carvalho americano em que passou anteriormente destilado de grappa. Na pegada desse inverno carioca, o stand da Baden Baden terá a American Brown Ale, da Cervejaria Verace. Uma mistura de café, chocolate amargo e mel. Ótimo drinkabilty. Para quem prefere ousar e começar nas alcoólicas, indicamos a Brett Beer da Overhop, uma Wee Heavy refermentada com brettanomyces e framboesa em barril de madeira. Para finalizar, uma cerveja que não dá pra deixar de provar e irá concorrer a medalha na edição de 2019 é a Aristocrat Vintage 2018, da Brewlab, a tradicional English Barley Wine da cervejaria, envelhecida em barris de Vinho do Porto.”

DUDA SIMONSEN, sommelière e sócia-diretora do site Beershop

“A Bodebrown, cervejaria de Curitiba e superpremiada, vai lançar um novo rótulo que faz parte de um projeto global vinculado a uma banda conhecida e cultuada no seis continentes. Já a Hocus Pocus vai lançar uma Imperial Pastry Stout com Chocolate e Banana e 13% de teor alcoólico extremamente complexa que quero provar. A cervejaria carioca também vai lançar uma American IPA com uma receita Single Malt, Single Hop, que leva um único malte, o Maris Otter, nobre e de qualidade alta, e um único lúpulo, o Mosaic, trazendo notas intensas de pinho e manga. Vale ficar de olho!”.

MONDIAL DE LA BIÈRE
De 4 a 8 de setembro
Das 16h à 0h de quarta a sexta, das 14h à 0h no sábado e das 12h às 21h no domingo.
Píer Mauá, Armazéns 2, 3 e 4 (Av. Rodrigues Alves n° 10, Saúde)
Ingressos no site mondialdelabiererio.byinti.com/#/ticket

Leia também

USE AS TAGS #MONDIALDELABIÈRERIO E #MONDIALDELABIÈRERIOEUVOU E COMPARTILHE SEU AMOR POR CERVEJAS ARTESANAIS.

Informações, Dúvidas e SAC:
+55 (21) 2442 9319
Atendimento: 10h às 18h.
Endereço escritório:
Av. Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca – 22783-127

FAGGA EVENTOS – CNPJ 05.494.572/0001-98