MONDIAL DE LA BIÈRE CERVEJARIA AMBEV MASTERCLASS
Foram 30 nomes relevantes do mercado em mais de 15 horas de conteúdo entre os dias 10 e 11 de dezembro!
Imagina ter a oportunidade de aprender as técnicas e conceitos de grandes profissionais do mercado cervejeiro. Aprender os caminhos para alcançar o melhor resultado no produto final, quais os equipamentos de excelência e ingredientes são necessários para obter o rendimento perfeito.. seria o máximo, não é?
Esse foi o Mondial de la Bière Cervejaria Ambev MasterClass!
Nos dias 10 e 11 de dezembro, nomes de peso do mercado nacional e internacional se encontraram em um ambiente virtual para compartilhar suas histórias, suas técnicas e detalhes que fazem com que sejam reconhecidos como referência no segmento das cervejas artesanais. foram 2 dias de programação intensa e relevante sobre o setor com assuntos para todos os estilos e diversas experiências partilhadas por uma turma que faz sucesso a cada brinde.
Confira abaixo que foram os palestrantes e os temas abordados durante esses dois dias de Masterclass.
Cervejeiro, Sommelier de Cervejas e Mestre em estilos -
Cervejaria Dádiva
* Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.
Mestre Cervejeiro, Vice-Presidente Industrial e de Excelência Cervejeira da Ambev
clique aquiCervejeira e Sommelière - Instituto Ceres de Educação e Consultoria Cervejeira
clique aquiCervejeiro, Sommelier de Cervejas e Mestre em estilos -
Cervejaria Dádiva
* Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.
Cervejeira, Engenheira Química com especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade, especialista em Biotecnologia e Bioprocessos e Sommelière de Cervejas. Com mais de 15 anos de experiência na indústria cervejeira, passando por grandes indústrias como Ambev e Brasil Kirin, hoje é Consultora para microcervejarias implantando sistemas de Gestão da Qualidade, HACCP e BPF, gestão sensorial, produtividade e desenvolvimento de receitas. Sócio proprietária do Instituto Ceres de Educação e Consultoria Cervejeira, primeira instituição de ensino especializado em cerveja do Norte/ Nordeste, onde também é professora. Além de ministrar aulas na Bräu Akademie, SENAI e SENAC.
Mestre Cervejeira pela ESCM, Beer Sommelier pela ESCM/Doemens Akademie. Mestre em Química pela UFRGS/UCI (University of California Urvine), Bacharel em Química pela UFRGS e técnica em química pela Fundação Liberato. 5 anos de experiência em tratamento de águas pela GE, 2 anos de experiência como Gerente de Projetos na indústria química, atualmente sócia-proprietária e Mestre Cervejeira da Proa Cervejaria.
Maurício Soufen é mestre cervejeiro e hoje ocupa o cargo de Vice-Presidente Industrial e de Excelência Cervejeira da Ambev. Ingressou na empresa em 1996 como Supervisor de Envase. Ainda na área de Embalagens/Envase atuou como Especialista e Gerente de Desenvolvimento. Ao se mudar para a Europa ocupou o cargo de Gerente de Cervejaria na Escócia e na Bélgica, onde foi o único estrangeiro a liderar a histórica cervejaria Stella Artois, em Leuven. Ao retornar ao Brasil, atuou como Diretor Regional no Centro Oeste e Diretor do Centro de Engenharia sediado em Jacareí, Estado de São Paulo. Maurício Soufen é formado em engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA pelo MIT – Sloan School of Management.
Victor Marinho é sócio e cervejeiro da Cervejaria Dádiva, é sommelier, mestre em estilos e cervejeiro pelo ICB, juiz BJCP desde 2013 e faz cerveja a mais de 10 anos. Já deu consultoria para diversas cervejarias e possui 101 medalhas em competições nacionais e internacionais.
Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Técnica Cervejeira formada pelo Senai Vassouras-RJ, Mestre Cervejeira formada pela Universidade da Califórnia Davis, Sommelière de Cervejas formada pela Escola Superior de Cerveja e Malte e Doemens Akademie, Especialista em Projetos formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Especialista em Marketing formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira cervejeira em 2007 quando ingressou na Ambev. Trabalhou em maltarias e cervejarias do grupo onde atuou nas áreas de processo, qualidade, desenvolvimento de cervejas e cervejas artesanais. Atualmente é Head da área de Conhecimento e Cultura Cervejeira e professora do curso de Sommelier de Cervejas da Escola Superior de Cerveja e Malte.
Engenheiro Mecânico - PUC Minas
Hoemebrewer desde 2007; Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia cervejeira - ESCM
Craft Brewmaster - ABInbev University
Innovations Brewer - Wäls; 3 anos Professor Curso produção de cerveja caseira - Cervejeiro na prática e 5 anos Experiência em cervejarias
Professor Certificado VLB Berlin
Formado em Engenharia Civil pela UFRJ, transformou o hobby de fazer cerveja em casa com os amigos em uma cervejaria que já está no mercado há 7 anos e não para de crescer. Sócio fundador, Diretor de Produção e Cervejeiro, Bernardo tem sua assinatura nas mais de 100 cervejas já criadas pela Three Monkeys Beer. Apaixonado por gastronomia e mixologia é dono de um ímpeto de fazer diferente, já criou cervejas renomadas no mercado e vencedoras de prêmios importantes como a Classic IPA, a I’m Sour e a Paranoid About Popcorn, e cervejas exóticas como a série Gose Gourmet apresentada no último Mondial de La Bière, com ingredientes gastronômicos como wasabi e ostras.
Engenheiro Químico formado pela Unicamp, com pós graduação em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini.
Técnico Cervejeiro formado no Senai Vassouras-RJ e depois complementado com curso de Master Brewer na Universidade da California em Davis. Ha 28 anos no mercado, hoje é Especialista em Desenvolvimento de novos produtos e processos de cervejas e outras bebidas alcoólicas no Brasil e outros países da América do Sul.
Cervejeiro, sommelier e sócio fundador da Lohn Bier iniciou a fabricação de cervejas como homebrewer. Apaixonado por cervejas experimentais e agregar frutas e especiarias nas receitas. Sommelier e Juiz de cervejas, a inquietação por novos desenvolvimentos é hábito constante. Professor e entusiasta pelas cervejas, viaja e compartilha experiências e busca desenvolver receitas colaborativas. A Catharina Sour é uma paixão e a Lohn Bier tem dezenas de rótulos lançados sendo que a maioria deles também são premiados internacionalmente. Recentemente escreveu um livro "Fazemos Cervejas - Os Primeiros Anos de Uma Microcervejaria" onde conta as histórias dos bastidores do empreendedorismo, desenvolvimento de produtos e inovação, entrevistas e histórias diversas que ajudaram a construir e tornar a Lohn em uma cervejaria que ela é hoje.
Charles Nouwen é um Mestre Cervejeiro da Bélgica. Ele completou mestrado em ciência e tecnologia da cerveja pela UCL em 2001 e desde então tem cultivado sua paixão por cerveja. Após passar seus primeiros 10 anos na Bélgica, produzindo cervejas premiadas e desenvolvendo novas cervejas, se mudou-se para o Reino Unido e depois para os EUA. Sempre em busca de oportunidades de aprender, Charles viajou por todos os continentes para conhecer especialistas, dar conselhos e viver o seu amor pela cerveja. Como líder do Programa de Cultura da Cerveja da ABInbev, ele agora reúne tudo isso em um esforço para elevar nossa indústria, a criatividade, a qualidade e o artesanato que a envolvem. Como ele gosta de lembrar as pessoas, tudo fica melhor com uma história genuína.
Mestre Cervejeiro e Malteiro formado pela Doemens Akademie e Handwerkskammer de Munique, Administrador de Empresas formado pela Universidade Luterana do Brasil, Especialista em Team Management formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou a sua carreira cervejeira em 1974, quando ingressou na Cervejaria Antarctica-Polar no Rio Grande do Sul. Trabalhou em Cervejarias e Maltarias do grupo Ambev atuando nas áreas de produção, controle de qualidade, projetos, desenvolvimento de maltes e cervejas, cervejas artesanais e cervejas ciganas. Atualmente é Gerente Fabril da Cervejaria Bohemia de Petrópolis-RJ.
Engenheiro de Produção pela USP e Mestre-cervejeiro, formado em Louvain-la-Neuve, Bélgica, em 1995. Trabalhou em cervejarias de grande porte por mais de 10 anos, nas áreas de gerenciamento de produção, qualidade e estabilidade de sabor das cervejas, Em seguida, trabalhou por mais de 15 anos como consultor na área cervejeira no Brasil e no exterior, em projetos de engenharia e consultoria na área cervejeira, com foco em qualidade, produtividade e desenvolvimento de produtos. A partir de 2018, juntamente com o Engenheiro Gilmar Nakamura, iniciou uma empresa de equipamentos para cervejaria, a NKA Schiaveto. É o responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e projetos na área de Beer Processing da empresa.
Empresário, iniciei no mundo da Cerveja artesanal em 2010 como distribuidor de cervejas importadas, como Flying Dog, Anderson Valley e Brewdog. Em 2011 criamos o Beerjack Hideout, um dos primeiros bares de cerveja artesanal do Rio de Janeiro. Em 2012 cofundei a 2 cabeças, uma das primeiras marcas ciganas do Brasil. Em 2014, cofundei a Motim, da qual sou o responsável por produção.
Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo ICB, Gerente de Cultura Cervejeira na ZX Ventures.
Carolina Loureiro, formada em engenharia química pela Universidade Salvador. Mestre Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte, Sommelière de Cervejas pela Doemens Akademie e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil. Está há 3 anos e meio na Ambev, onde atua como Especialista de Conhecimento e Cultura Cervejeira.
Economista formado na Federal de Santa Catarina é co-fundador, cervejeiro e blender da multi premiada Cozalinda. Cervejaria focada em cervejas ácidas complexas, com todas as cervejas passando por barris de madeira e sempre usando microorganismos locais. Neste foco, Diego já deu aula e palestras no Brasil e exterior, sempre falando sobre como produzir cervejas ácidas complexas no Brasil.
Biólogo (UFRJ) com pós graduação em Microbiologia; Microbiologista Laboratório Central/Central de Propagação - RJ; Técnico em Cervejaria SENAI Vassouras; Supervisor de Adegas; Brewmaster - VLB Berlin; Professor Certificado VLB Berlin; Especialista de Fermento SAZ; 25 anos de Cia.
Engenheiro de Alimentos formado Alexandre Levypela UNICAMP e Mestre-Cervejeiro pelo Siebel / Doemens. No setor há 11 anos, sendo os últimos 4 em inovação. É Cicerone e BJCP Certified.
Engenheiro Químico - UFSM; Técnico em Cervejaria SENAI Vassouras; Mestre Cervejeiro – Universidade Politécnica de Madrid; Gerente de Qualidade; Gerente de Processo Cervejeiro; Gerente Regional de Qualidade; Mentoria de Gestão ONGs Voluntariado Ambev; MBA em Gestão - FGV; Professor Certificado VLB Berlin; Especialista em Conhecimento e Cultura Cervejeira; + 20 anos em Cervejarias.
Homebrewer desde 2010 e Cervejeiro Ambev desde 2012
ABI Global Brewmaster (St Louis, MO & Leuven, BE); BJCP Certified Beer Judge
Beer Sommelier (Senac/SP);
Responsável pelo desenvolvimento, scale-up e crossbrewings nacionais e internacionais do portfólio Craft da ZX/Ambev há mais de 3 anos
Gerente da Cervejaria Santa Catarina
Sommelière de Cerveja e Engenheira de Alimentos
Empresária, turismóloga e “sommelière” de cervejas, tenho uma longa jornada de atuação no mercado turístico e cervejeiro do Estado do Rio de Janeiro. Administrei a Vila Sankt Gallen por 4 anos , na cidade de Teresópolis (RJ), estando à frente de toda a operação do espaço e serviço ao visitante. Coordeno há 06 anos a Rota Cervejeira RJ, projeto da ACCERJ-TUR (Associação Turística do Estado do Rio de Janeiro), que reúne 26 cervejarias em 5 municípios da Serra Verde Imperial, com o objetivo de fomento econômico através do turismo cervejeiro. Também atuo no mercado de lúpulo brasileiro, aproximando os produtores às cervejarias. Sou também colunista da Revista da Cerveja, do Guia da Cerveja e da revista on line Acontece na Serra do Rio. Atualmente, sou sócia de uma empresa de consultoria colaborativa, com foco no mercado cervejeiro.
Mestre cervejeira pela World Brewing academy ( WBA); Sommelière de cervejas pelo ICB, especialista de fermentação. 19 anos na indústria cervejeira.
Engenheiro Químico (UERJ); mestre em Engenharia Química com foco em Gestão da Inovação pela Escola de Química/UFRJ; sommelier de cervejas; analista de mercado de cervejas e editor do portal Catalisi dedicado 100% a este tema.
Engenheira Agrônoma
Supervisora da Fazenda de Lúpulos Santa Catarina- Ambev
Empresária, técnica agrícola, proprietária do viveiro Ninkasi (primeiro viveiro a ter o registro de vendas de mudas de lúpulo). Trabalha no ramo agrícola há 28 anos e tem uma produção de Lúpulos de 3000 plantas.
Formada em Engenharia Química pela UNISATC de Criciúma, trabalhando com cerveja desde 2013, atualmente é Responsável Técnica e Supervisora de Qualidade da Cervejaria Lohn Bier. Possui Curso de Microbiologia e Bioquímica aplicada a Cerveja pela ESCM, Beer Expert 2.0 pelo Science of Beer. Apaixonada pelo que faz e ama falar sobre cerveja.
Contadora por formação; Sommelier de Cervejas pelo Instituto Ceres, Presidente da ACervA Pernambuco, Estudante de Gastronomia.
Sócio fundador da cervejaria Dogma e responsável por desenvolvimento de novos produtos.
Cervejeiro formado pelo Senai/Vassouras. Em 2015 fui contratado para fazer o start up da Cervejaria Old School, em Itaboraí-RJ, e depois continuei como cervejeiro responsável pela fábrica e pelas receitas. Em fevereiro de 2019, fui convidado para trabalhar na Cervejeira Hocus Pocus. Desde então lidero a nova unidade da empresa.
Christian Santos é formado em Ciência da Computação pela Universidade Veiga de Almeida, possui um MBA em Gestão de Negócios e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense e é empreendedor desde a adolescência, quando consertava computadores para ganhar dinheiro. Começou seu primeiro negócio de consultoria na área de Tecnologia da Informação pouco antes dos 20 anos de idade e vendeu sua primeira empresa aos 24. Começou a investir na bolsa de valores neste período, viveu como Day Trader durante 6 meses, até que a crise de 2008 o fez mudar de planos drasticamente. Aos 25, foi aprovado em um processo de trainee para trabalhar em uma das maiores firmas de auditoria financeira do mundo, sendo um dos 15 contratados no escritório do Rio de Janeiro, dentre 22000 candidatos inscritos em todo o país. Anos depois, já atuando como Consultor Sênior na área de ERP Advisory e Performance Improvement da EY (Ernst & Young), recebeu uma proposta para trabalhar na Michelin, como Supervisor de Processos de Finanças para a América do Sul. Após 6 meses trabalhando na área de Finanças da empresa, passou a integrar o time global de Consultores de Gestão (Organization, Consulting, Transformation), focado em estudos de melhoria de processos, eficiência e mudanças organizacionais.
Entre 2014 e 2015, inspirado no livro "A Startup Enxuta", de Eric Ries, desenvolveu e fundou o Cerveja na Caixa junto com três amigos. O Cerveja na Caixa foi o primeiro clube de assinatura no mundo especializado em cervejas artesanais brasileiras. Posteriormente, desenvolveu sua própria plataforma de e-commerce e transformou o clube em um dos maiores catálogos de cervejas artesanais brasileiras da internet.
Durante o mesmo período, aprendeu a fazer sua própria cerveja e criou sua própria marca de cerveja artesanal. Foi ao pivotar, que Christian se descobriu como cervejeiro em uma jornada cheia de conquistas, derrotas e muito aprendizado.
Ao criar a Cervejaria Aqueles Caras, passou a explorar um modelo de negócio onde a produção da cerveja se dava de forma terceirizada, basicamente utilizando a estrutura ociosa de plantas fabris existentes. Isso permitiu abrir o negócio com baixo investimento e até mesmo pouco conhecimento sobre o mercado em si, uma vez que a maior parte do aprendizado se deu durante a execução do negócio.
Tudo mudou naquela jornada quando ele recebeu uma proposta de fusão com um "big player" do mercado.
Justin Carson é co-fundador e presidente da Platform Beer que tem choperias em Cleveland, Columbus e Cincinnati. Dada sua ampla gama de receitas e seu foco intencional na inovação e no uso de dados, a Platform foi adquirida pela Anheuser-Busch InBev em 2019. Justin Carson também é o presidente fundador da Breakwall Analytics data/tech e da JC Beertech, um negócio no ramo de limpeza que ele começou aos 17 anos.